Vendas de vinho dispararam 38% entre consumidores jovens

vinho
O consumo de energético caiu 29%, enquanto o de vinho tomaram a dianteira na lista de compras, de acordo com levantamento realizado pela Dotz Foto: Freepik

Analisando o comportamento de compras de mais de 2,3 milhões de pessoas nos supermercados parceiros, levantamento da Dotz constatou que os consumidores jovens com menos de 30 anos reduziram o consumo de energético no período da quarentena,precisamente abril e maio, em comparação com igual período do ano passado, com uma queda de 29%. Em contrapartida, foi observado um aumento de 38% nas compras de vinhos.

Mais alimentos

Houve também um aumento significativo na compra
de alimentos para a preparação de receitas, como azeite (65%), manteiga (47%) e
creme de leite (39%), o que pode indicar que os jovens passaram a cozinhar mais no momento em que os bares e restaurantes ficaram fechados por conta da pandemia. 

Menos idas ao mercado

Assim como em todas as faixas etárias, consumidores com até 30 anos passaram a ir menos vezes ao supermercado, com um queda de 16% na quantidade de clientes nas lojas. No entanto, o gasto foi maior, com aumento de 37% no ticket médio, aumento  de 18% na quantidade de itens comprados e aumento de 16% no preço médio dos produtos comprados.

O estudo Insights Dotz do Varejo tem como objetivo analisar os hábitos de compra dos brasileiros e acompanhar as variações de comportamento do consumidor no varejo, especialmente neste momento em que o país enfrenta a pandemia do Covid-19.  As compras foram realizadas nas 15 redes de supermercados parceiras da Dotz em diferentes regiões do Brasil.

Com mais de 45 milhões de clientes, a Dotz é o programa de fidelidade líder do varejo brasileiro. A moeda Dotz, que faz a vida do brasileiro render mais, está presente em 12 praças, 690 cidades e permite que o consumidor ganhe Dotz nas compras do dia a dia em diversos lugares, com uma ampla rede de parceiros físicos e online, e depois troque os Dotz por mais de 50 mil opções de produtos, além de passagens aéreas, pagamentos de contas e recarga de celular. Por segundo são distribuídos cerca de DZ 900, gerando mais de 10 mil trocas por