Ibef e Del Paseo orientam sobre finanças pessoais

fp
67,3% dos consumidores fortalezenses têm alguma dívida e a inadimplência é de 8,6%

Viver com equilíbrio financeiro em meio ao desemprego e tantas dificuldades tem sido um desafio cada vez maior para uma grande parcela dos brasileiros. Especialistas voluntários promoverão orientações financeiras gratuitas para qualquer pessoa interessada no tema. O evento é uma promoção do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (Ibef-CE) e vai ocorrer no dia 28 de agosto, das 16 às 21h, no Shopping Del Paseo.

O número de fortalezenses inadimplentes, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos neste mês de agosto, permaneceu estável neste mês, no patamar de 8,6%. O índice é ligeiramente inferior ao observado no mesmo mês do ano passado, de 8,9%, segundo a Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza realizada pela Fecomércio Ceará, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo masculino (inadimplência potencial de 9,2%), com idade acima de 35 anos (10,8%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (9,7%).

Endividamento

Enquanto isso, 67,3% dos consumidores da Capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice veio 7,1 pontos percentuais acima do indicador do último mês de julho (60,2%), e superior do verificado no mesmo mês do ano passado (53,7%). Ou seja, os fortalezenses estão comprando mais. A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso subiu +1,7 pontos percentuais, passando de 21,6% dos consumidores em julho, para 23,3% neste mês. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (23,6% dos entrevistados desse gênero afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade acima dos 35 anos (25,4%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (25,4%).

Orientação

A iniciativa do Ibef é, portanto, muito bem-vinda. Os orientadores financeiros e especialistas realizarão assessoria a famílias e indivíduos que necessitem superar situações econômicas difíceis. A ação objetiva auxiliar a sociedade a coordenar melhor os débitos pessoais, sejam oriundos de cartões de créditos, empréstimos bancários, cheques especiais ou dívidas por compras diversas. “É importante identificar qual o estado financeiro atual e planejar o futuro. Atentar para os comportamentos e escolhas e como está utilizando o dinheiro é fundamental para manter a saúde financeira”, explica a diretora do IBEF-CE, Darla Lopes. 

Eizon Said, superintendente do Shopping Del Paseo valorizou a experiência de receber mais uma vez um evento aberto para a sociedade e de suma importância para a consciência do consumo responsável. “Pra gente é muito importante continuar investindo na conscientização do consumo responsável. Acreditamos que ele traz a perenidade.  Se a pessoa tem o controle das suas finanças, ela consegue se planejar melhor. A nossa intenção é ajudar a sociedade a ter essa consciência da importância do planejamento financeiro, pra que isso nos possibilite consumir o ano inteiro de forma consciente e consistente”, afirma o superintendente do shopping. 
 

Serviço

IBEF-CE promove orientação financeira gratuita em ação no Shopping Del Paseo
Data: 28 de agosto
Local: Shopping Del Paseo (Av. Santos Dumont, 3131 - Aldeota) 
Horário: das 16h às 21h