TIM assina acordo de R$627 milhões com a Anatel

tim
Operadora assume compromisso de melhorar serviços perante a Anatel

A TIM fechou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovado por unanimidade, que tem como valor de referência das sanções o montante de R$ 627 milhões. A operadora se compromete a ações de melhorias em três pilares de atuação - experiência do cliente, qualidade e infraestrutura.

Desta forma, a TIM atuará para melhorar os canais de atendimento digital e presencial, reduzir os índices de reclamação, melhorar reparação de usuários e reforçar redes de transporte e de acesso para o crescimento contínuo da qualidade.

O acordo contempla também o compromisso adicional de levar banda larga móvel com tecnologia 4G a 366 municípios com menos de 30 mil habitantes desprovidos desta tecnologia e situados nas regiões Norte e Nordeste (268), no Norte de Minas (89) e no Estado de Goiás (9). Estima-se que poderão ser beneficiados com a expansão da rede da telefonia móvel aproximadamente três milhões de habitantes em cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional. A nova infraestrutura será instalada em três anos, sendo mais de 80% nos primeiros dois.

O conselheiro vice-presidente Emmanoel Campelo, assinalou que a decisão se alinha ao interesse público, especialmente por sua capacidade de promover investimentos que contribuam com redução das desigualdades regionais. O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, destacou a importância do diálogo entre os setores público e privado e da integração de diversos instrumentos estratégicos da Agência, tais como o Plano Estrutural de redes de Telecomunicações (Pert) e o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), na construção da proposta do presente TAC.