Procon:preços de presentes para namorados variam até 85%

namorados
O Procon pesquisou preços de 39 produtos, principalmente, nas lojas virtuais e normalmente há variações consideráveis de preços. Na hora de comprar pesquisa é indispensável Foto: Freepik

A pesquisa continua sendo indispensável na hora da compra. O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou, nesta segunda-feira (08/06), uma pesquisa com 39 opções de presentes para o Dia dos Namorados, que é comemorado na próxima sexta-feira (12/06).

Os preços foram consultados entre os dias 2 e 5 de junho, em seis lojas físicas, por telefone, bem como em 33 lojas on-line. A maior variação chega a 85% no preço da escova alisadora de cabelos, que pode ser comprada no estabelecimento mais barato, por R$ 119,90, enquanto que na loja virtual mais cara, o mesmo modelo de escova alisadora custa R$ 211,90.

Cestas de café

As cestas de café da manhã também variam muito de preços. Uma cesta especial, com produtos semelhantes, pode ser encontrada de R$ 189,90 a R$ 320,00. Uma diferença de 68%.Foram pesquisados ainda preços de ramalhete de rosas, celulares, notebooks, aparador de pêlos, barbeadores e ainda secadores e modeladores de cabelos. Confira todos os preços, aqui.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, lembra que a pesquisa preferenciou lojas on-line, por conta do momento de isolamento social. "Sempre vale a pena pesquisar e, mesmo no mercado virtual, a diferença é grande". Ela também faz uma alerta para a compra em sites confiáveis, coletando informações da empresa em sites de busca, bem como nos órgãos de defesa do consumidor.

Cuidados e direitos nas compras pela internet

- É recomendável que o consumidor somente efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, ele deve clicar num símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com https://
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada;
- Analise a descrição do produto e compare com outras marcas;
- É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);
- Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking.
- Produto em promoção ou liquidação, possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
- Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
- Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
- No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
- A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
- A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
- A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
- Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
- Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.