Shoppings Ancar adotam rotina de sanitização e reabrem

ancar
North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping investem em tecnologia e novos serviços para oferecer segurança em reabertura

O início da pandemia do Coronavírus trouxe uma nova realidade e com os shoppings centers não é diferente. Com as atividades encerradas desde março, os empreendimentos utilizaram o período de fechamento para se prepararem para a retomada. Baseado em experiências internacionais, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, do grupo Ancar Ivanhoe implementaram novos protocolos preventivos e investiram em tecnologias especializadas para reforçar a sanitização dos equipamentos e garantir que os ambientes dos shoppings sejam espaços ainda mais seguros para todos os seus frequentadores com a campanha “Cuidando de você”.

Ações

As medidas podem sofrer alteração, a depender de decreto das autoridades. Dentre as principais ações, está a contratação de um serviço especializado em desinfecção. Equipamentos e produtos de higiene regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) serão utilizados a cada três horas nos empreendimentos, principalmente em áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, praças de alimentação e máquinas de autoatendimento.

Respeitando as determinações do Governo do Estado do Ceará, os shoppings irão operar em horário reduzido até gradualmente voltarem ao funcionamento convencional. Todas as lojas deverão seguir o mesmo esquema de funcionamento, exceto cinemas, teatros, operações de entretenimento e atividades infantis, que seguirão fechados até novas orientações dos órgãos públicos. Restaurantes, sorveterias e cafeterias vão poder atender apenas no modelo “pague e leve” ou delivery.

Treinamento intensivo

Antes de retornarem às atividades, os times de manutenção dos quatro empreendimentos passarão por treinamento intensivo, e colaboradores e lojistas terão que realizar quinzenalmente testes de Covid-19. Luvas e máscara serão disponibilizadas aos colaboradores que terão a temperatura aferida a cada 4 horas de jornada de trabalho.

Ao acessar cada um dos shoppings, lojistas, colaboradores, fornecedores e também clientes deverão ainda usar máscaras e terão suas temperaturas corporais aferidas por um termômetro digital infravermelho. Todos aqueles que registrarem mais de 37,8ºC seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas.

Controle de fluxo

O pacote de medidas inclui o controle do fluxo de pessoas com a redução da capacidade de ocupação. Controles no acesso às lojas também serão realizados de acordo com o decreto local. Pontos de álcool em gel e espuma desinfetantes também ficarão à disposição dos clientes nos corredores dos complexos do grupo. Os empreendimentos vão receber ainda lixeiras exclusivas para o descarte de máscaras.

Com a reabertura dos empreendimentos, os estacionamentos também ganham uma nova tecnologia. As cancelas que hoje exigem o toque no botão para liberação, vão funcionar por aproximação, sem necessidade de contato com equipamento, reduzindo o risco de contágio.

O serviço de valet, empréstimo de carrinhos de bebê, cadeira de rodas, scooter, carregadores de celulares, bebedouros seguirão suspensos. Algumas áreas dos shoppings como fraldário, balcão de informações e alguns banheiros também estarão fechados. Para garantir o acesso à informação, o Serviço de Atendimento ao Cliente será digitalizado e realizado pelo Whatsapp ou telefone fixo, garantindo informação e segurança.

Zelo pela segurança

“Nossa prioridade é zelar pela segurança das pessoas. Por isso, estamos atentos a todas as orientações dos órgãos de saúde e tomando todas as medidas necessárias para garantir um ambiente saudável para todos que passam diariamente nos nossos shoppings. Desde práticas de sanitização até serviços de apoio aos lojistas, como o delivery e drive-thru”, garante o superintendente regional, Carlos de Júlio.

Drive-thru permanece

Para auxiliar nas vendas dos lojistas, os empreendimentos seguem com o serviço de entregas por drive-thru, assim como o delivery e take away. A proposta busca disponibilizar facilidade de compra, entrega eficaz e pagamento digital, com a confiança e eficiência que os clientes que visitam diariamente os empreendimentos já estão acostumados.

O cliente faz a compra pelo meio digital de cada uma das operações e escolhe a forma como deseja receber a mercadoria: ou agenda a entrega pelo drive-thru, ou combina o recebimento pelo delivery. Antes de chegarem às mãos do consumidor, todos os produtos são rigorosamente higienizados pelo vendedor, que efetua a entrega utilizando máscara de proteção, sem que o cliente saia do carro.

Para garantir que os shoppings sejam um ambiente seguro para circulação, Carlos de Júlio reforça que é fundamental que os lojistas sigam todas as medidas orientadas pelos empreendimentos. Para isso, a Ancar Ivanhoe consolidou em uma cartilha todas as orientações e as novas normas a serem cumpridas.