Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy saem na frente com medidas sanitárias

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A preparação de ambientes diante da nova situação de pandemia exige diversas alterações implementadas e ajustes Fotomontagem: Regina Carvalho

Nunca as medidas de sanitização foram tão necessárias com um foco centrado em sua execução. Os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy definiram medidas e protocolos de segurança com o intuito de preservar a saúde de todos. Os centros de compras voltam à operação nesta segunda-feira (8).

A primeira etapa que envolve a reorganização da estrutura do mall, sinalização/adesivagem/ placas de comunicação interna e externa com as práticas de conscientização, além de medidas de cuidados com colaboradores, lojistas e clientes já foi concluída.

Já implementado

Entre as medidas já implementadas estão: sistema de automação nas cancelas sem necessidade de tocar o botão para retirada do cartão de estacionamento; pulverização diária da área externa do estacionamento (teto, piso e paredes) e do mall com o desinfetante bactericida Vulcan Hospitalar Becker; higienização constante das máquinas e cartões de cancelas; instalação de anteparo de acrílico para proteção nos guichês de atendimento (SAC, Posso Ajudar, Caixas Assistidos Estacionamento, Espaço Família e Recepção).

Foram também preparados ambientes para que haja distanciamento mínimo indicado pelo Governo; disponibilização de Kits com máscaras, EPI’S,  álcool em gel e material informativo com cuidados com a saúde para todos os colaboradores dos shoppings; instalação de dispensers com álcool em gel 70% em mais de 120 pontos no RioMar Fortaleza e mais de 100 pontos no RioMar Kennedy para uso de clientes, lojistas e funcionários; dispensers de álcool em gel com pedal sem a necessidade de contato e sinalização de comunicação com regras de distanciamento mínimo e medidas de segurança nos banheiros, estacionamento, elevadores, escadas rolantes, áreas de filas.

Na Praça de Alimentação houve redução de 50% da capacidade de vagas para manter o distanciamento entre as mesas; reforço da rotina de assepsia em todas as dependências; obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção; aferição de temperatura de colaboradores nas portarias dos shoppings; renovação do ar com sistema eficiente de ar condicionado; entre outras medidas.

Tecnologia

Um dos destaques é a implementação de novas tecnologias. Por exemplo, ao entrar no RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, o consumidor não vai mais precisar tocar no botão de acesso para retirar o cartão do estacionamento. Ao posicionar a mão a uma distância de sete centímetros, um sensor de presença fará automaticamente a leitura e irá liberar o cartão. O sistema de interfone também funciona da mesma forma. Os cartões também passam por higienização antes de voltar para o suporte.

Além da implementação das medidas da 1ª etapa, citadas acima, os shoppings do Grupo JCPM estão iniciando a 2ª etapa com desenvolvimento de outras tecnologias e ações para estarem em operação no momento de reabertura. As medidas já aplicadas poderão sofrer ajustes, de acordo com eventuais determinações específicas de autoridades locais.

As medidas para atender ao público:  

Colaboradores

- Criação de comitê multidisciplinar para avaliação frequente das atualizações dos órgãos de saúde e diretrizes governamentais.

- Todos os colaboradores devem utilizar máscaras e portar álcool gel de uso individual e obrigatório, foram fornecidos kits para os funcionários do shopping com máscaras e material educativo pelos empreendimentos;

- Medição de temperatura de colaboradores, terceirizados e lojistas para acesso, tendo casos de febre, não ingressam no local e retornam para casa, permanecendo em acompanhamento médico;

- Áreas de descanso direcionadas aos colaboradores fechadas para evitar aglomerações;

- Nos refeitórios destinados aos colaboradores, reduzidas a quantidade de cadeiras e de mesas, como também retirados itens como sofás e TV;

- Promoção contínua de boletins e comunicados informativos e educativos para conscientizar os colaborados dos shoppings.

Operações

- Obrigatório o uso de máscaras aos nossos clientes, funcionários dos shoppings e das lojas, terceirizados ou qualquer pessoa que esteja circulando no shopping. Fica impedido o acesso ao shopping de pessoas que não estejam usando máscaras de proteção;

- Instalação de tapetes desinfetantes em todas as portas de acesso dos empreendimentos;

- Portas não automáticas abertas para reduzir contato com maçanetas;

- Disponibilização de dispensers de álcool em gel para uso coletivo de consumidores e colaboradores (acessos principais, hall elevadores, final de subida e descida escadas rolantes, espaços de atendimento, acessos colaboradores, autoatendimentos e caixas de estacionamento);

- Instalação de dispensers com pedal, sem necessidade de contato;

- Para desinfecção dos ambientes está sendo utilizado o bactericida "Vulcan Hospitalar Becker";

- Limpeza reforçada de áreas comuns como elevadores, corrimãos, guarda-corpo, banheiros e outros locais onde há maior contato das pessoas;

- O shopping passa diariamente por uma pulverização com bactericida;

- Nos banheiros: aumento da exaustão, suspensão da utilização de secadores de mão, limpeza intensificada, limitação no número de pessoas utilizando ao mesmo tempo, algumas pias e mictórios bloqueados para uso, respeitando distância de segurança entre eles;

- Sistema de Ar-condicionado: Utilização do bactericida "Vulcan Hospitalar Becker" na casa de máquina, substituição de filtros de maior capacidade de filtragem, abertura de 100% do ar exterior, sensores de CO2 desligados, funcionamento das rodas entálpicas parado;

- As escadas rolantes estão sinalizadas indicando a distância correta entre os clientes e dispensers de álcool gel estão disponíveis nos acessos à escada;

- Elevadores destinados ao uso preferencial de idosos, gestantes e deficientes, com um número limitado de pessoas e marcações no piso;

- Controle de acesso aos espaços de atendimento, a partir do tamanho do ambiente, com sinalização da quantidade permitida;

- Bancos do mall reduzidos em 40% e os que ficaram estão distantes uns dos outros em 2m, além de adesivados com indicação de distância correta entre os consumidores;

- Eventos que gerem aglomeração seguem suspensos;

- Atividades de entretenimento e recreativas suspensas;

- Placas de comunicação e sinalização com orientações de segurança e medidas em diversos pontos do shopping.

Estacionamento

- Implantação de sensores de aproximação para evitar o  toque em botões nas cancelas dos estacionamentos;
- Cartões de Estacionamento higienizados após cada uso;

- Redução das vagas do estacionamento com sinalização para garantir distância entre os veículos;

- Serviço de Valet Parking temporariamente suspenso;

- Instalação de anteparo de acrílico para proteção nos guichês de atendimento (SAC, Posso Ajudar, Caixas Assistidos Estacionamento, Espaço Família e Recepção);

- Marcação no piso indicando distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas em locais com filas de atendimento (SAC, Posso Ajudar, Caixas Assistidos Estacionamento, Autoatendimento);

- Autoatendimentos com distância mínima de 2 metros entre pessoas;

- Pagamento de estacionamento em aplicativo;

- Mensagens de conscientização e educativas nas cancelas de entrada.

Praça de Alimentação

- Auditoria em Segurança Alimentar nas lojas de alimentação intensificadas por empresas terceirizadas;
- Na Praça de Alimentação as mesas estão adesivadas e será feita a limpeza reforçada a cada troca de usuário;

- Redução em 50% do número de mobiliário na Praça de Alimentação para garantir o distanciamento entre as pessoas;

- Oferta de lavatórios posicionados nas praças de alimentação como reforço aos tradicionais pontos disponíveis nos banheiros.

Conscientização

- Promoção contínua de comunicados e campanhas de junto aos colaboradores, clientes e lojistas para difundir e conscientizar sobre as práticas

de higiene e operacionais enquanto perdurar a pandemia.

- Nos canais de redes sociais, cancelas, radiomall, no mall e imprensa.