Cooperativismo conecta pessoas pelo País

sicredi
Estefano, há 15 anos é associado da Cooperativa Sicredi Altos da Serra RS/SC, enfrentou muitas dificuldades financeiras e de acesso a crédito

O cooperativismo conecta produtores e empresas. É o caso de moradores de Cambará do Sul (RS) e Fortaleza (CE), que são personagens de campanha nacional do Sicredi. A cooperativa tem como foco o crescimento dos seus associados e o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados.

A nova campanha da instituição financeira cooperativa traz 26 histórias de associados, de diferentes regiões do país, conectadas pelos impactos positivos do cooperativismo de crédito. Em cada um dos filmes, um associado vai até o município onde mora outro, evidenciando intercâmbios de trajetórias pessoais e de vivências com a instituição.

Contando histórias de pessoas jurídicas que nasceram e cresceram com o Sicredi e fazem uso das soluções da instituição, o novo filme da campanha mostra a viagem de Alcebíades até Cambará do Sul, onde vive Estefano, ou Tefo, como é conhecido. Antes de conhecer o Sicredi, há 15 anos, Tefo, que é associado da Cooperativa Sicredi Altos da Serra RS/SC, enfrentou muitas dificuldades financeiras e de acesso a crédito.

“O Sicredi fez a minha vida mudar da água para o vinho. Foi uma transformação muito grande. Quando consegui me reestruturar financeiramente, a instituição me ajudou ainda a financiar o primeiro carro da minha empresa, focada nos passeios turísticos pelos cannyons”. Foi nessa época que os negócios de Tefo não pararam de crescer. “Percebi que havia uma oportunidade também no transporte escolar. Falei com meu gerente e ele me apoiou. Depois resolvi investir também no fretamento turístico, e o Sicredi me ajudou a comprar uma van”, relata.

Entregas no Ceará

Já Alcebíades, associado da Cooperativa Sicredi Ceará Centro Norte, passou por grandes dificuldades até o dia em que ele resolveu juntar suas economias e comprar uma moto para trabalhar como motoboy. Em 2016, ano em que se associou ao Sicredi, realizou seu maior sonho investindo em uma empresa de entregas. “Quando comecei a usar a minha conta jurídica, o gerente viu qual era a minha atividade e me procurou para saber se eu precisava de ajuda nos negócios. Ele me auxiliou no planejamento do meu trabalho e me estimulou a investir no crescimento, pensar no futuro”, diz. “Hoje estou bem estruturado, tenho 15 motos na empresa”. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).