Leilão de energia inclui obras no Ceará

energia
Linhas de transmissão entre Crato e Milagres estarão no certame

Uma subestação na região do Crato e trechos de linhas de transmissão entre Crato e Milagres fazem parte da infraestrutura energética no Ceará ofertada em leilão pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O certame já foi aprovado e no total o leilão vai contratar 2.470 km de novas linhas de transmissão e 7.800 MVA em capacidade de transformação, incluindo as estruturas no Ceará. Em todos os lotes a serem ofertados o investimento previsto é de aproximadamente R$ 4,1 bilhões, com geração de 8.782 empregos diretos.

No leilão, marcado para 19 de dezembro deste ano, na B3, Bolsa de Valores em São Paulo, serão licitados 12 lotes de concessões.

Além do lote que inclui o Ceará há investimentos nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Bahia e Goiás reúnem o maior número de novas instalações. Os prazos de conclusão das obras variam de 36 a 60 meses.

Os empreendimentos que compõem os Lotes de um a 9 e 12 são inéditos e serão ofertados pela primeira vez. Parte dos empreendimentos do lote 10 são oriundos de concessões extintas da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, que tiveram caducidades declaradas por meio da Portaria MME nº 176, de 25 de março de 2019.