Um museu para o Ceará

musa
Preservação da história e estímulo à cultura no Museu do Ceará Foto: Secult

A parceria "Um Museu para o Ceará" reúne em um protocolo de intenções a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Museu Nacional (UFRJ) e o Museu do Ceará (Secult). A assinatura será no dia 23 de agosto, às 17h, no Foyer do Theatro José de Alencar com uma solenidade especial. As três entidades passam, pontanto, a cooperar de forma  técnico-científica e cultural. 

Também serão apresentados o projeto de criação do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/UECE); a marca do Museu e o projeto “Exposição Professor Dias da Rocha: um resgate da história natural do Ceará”, que propõe o restauro do acervo, hoje sob a salvaguarda do Museu do Ceará, e a produção de um curta-metragem, documental e ficcional, sobre a história do naturalista Francisco Dias da Rocha.

O Museu de História Natural do Ceará terá sede no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia de Pacoti da UECE, na Serra de Baturité. A criação do Museu de História Natural é uma iniciativa pioneira do Centro de Ciências da Saúde da UECE, fruto da parceria com o Museu Nacional (UFRJ) e apoio da Funcap.

“O projeto do Museu de História Natural do Ceará retrata a riqueza de biomas e biodiversidade do Estado. É inovador, pois se propõe a atuar como um instrumento para a promoção da transformação social, criando espaços de divulgação científica e pesquisa, para além da sua sede, oferecendo experiências que produzam um sentimento de pertencimento aos cidadãos, em relação ao patrimônio de história natural do Estado e do País”, declara Renata Stopiglia, Diretora Científica e de Operações do Museu de História Natural do Ceará, Pesquisadora da UECE e do Museu Nacional. O evento será realizado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS/UECE) e Secult, com o apoio do Museu Nacional (UFRJ), Oficina -Arquitetura e Design e Samarica Geradora de Conteúdo e patrocínio do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UECE) e UECEVest.