Embraer investe em modelo 100% elétrico

embraer
Além de atuar em projeto de mobilidade vertical, a Embraer trabalha em avião 100% elétrico Foto: Embraer

Em mais uma incursão no terreno da inovação, a Embraer apresentou imagens do seu protótipo de avião com propulsão 100% elétrica, que está em desenvolvimento. O projeto caminha em parceria com a fabricante de motores WEG desde o ano passado. A expectativa é que a aeronave realize seu primeiro voo já em 2020.

"O processo de eletrificação faz parte de um conjunto de esforços realizados pela Embraer e outras empresas do setor aeronáutico que visam atender seus compromissos de sustentabilidade ambiental, a exemplo do que já vem sendo feito com biocombustíveis para redução de emissões de carbono", disse a empresa.

De acordo com a companhia, o motor e inversor da aeronave estão sendo fabricados pela WEG, em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, como parte do acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolver em conjunto de tecnologias de eletrificação. A Parker Aerospace, será responsável por fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador da tecnologia, uma terceira parceira.

Para desenvolver a aeronave, a Embraer está usando como base, a plataforma monomotor de pequeno porte EMB-203 Ipanema, conhecido por ser utilizado na aviação agrícola.