Ciclo Carnavalesco está presente em 12 polos de Fortaleza

benfica
Mercados,praças,ruas tradicionais serão invadidas pela alegria de extensa programação que marca o pré-carnaval da cidade

O Ciclo Carnavalesco 2020 tem o seu último fim de semana de Pré-Carnaval. De sexta a domingo (14 a 16/02), a festa segue nos polos Benfica, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mercado São Sebastião, Mocinha, Mercado da Aerolândia, Aterrinho da Praia de Iracema.

Tem também folina no Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, Praça Figueira de Melo, Polo dos Queijos, Largo dos Tremembés e Praça Cristo Redentor, além de diversos bairros da Capital por meio dos blocos de rua apoiados pela Secultfor, como Granja Lisboa, Pici, Demócrito Rocha, Cidade 2000, Pan Americano e Álvaro Weyne.

A extensa programação começou no dia 24 de janeiro, sempre de sexta-feira a domingo, trazendo muitas alegrias para os foliões e reforçando Fortaleza como destino para a folia momina. Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco presta uma homenagem, em 2020, ao artista Chico da Silva, pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário. Uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com patrocínio oficial da Skol Puro Malte.

Os festejos dão início na sexta-feira (14) em um dos polos mais tradicionais da cidade, a Praça do Ferreira. A partir das 18h, apresentam-se Renato Black e, em seguida, o bloco Luxo da Aldeia. No sábado (15), sobem ao palco Pedro Falcão e Sertônica e o bloco Concentra Mas Não Sai.

No Mercado dos Pinhões, os foliões curtem a sexta-feira (14) de Pré-Carnaval ao som de DJ Adrian Brasil, Baqueta Clube de Ritmistas e Superbanda. No sábado (15), é a vez do DJ Gomes, Mel Mattos e Getúlio Abelha.

No Benfica, as atrações de sexta-feira (14) começam às 18h, com Damas Cortejam, Coletivo Raízes do Griô, Pedro Falcão e Sertônica e Maracatu Solar. No sábado (15), também no mesmo horário, as atrações são Lorena Lyse e Os Alfazemas. Já no domingo (16), a folia continua com Hospício Cultural a partir das 12h.

Na Praia de Iracema, a concentração sai do Aterro no sábado (15), às 16h, com o cortejo até o palco do Aterrinho, com os blocos Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila, Bonde Batuque e Baqueta. No palco, as atrações são Afoxé Obá Sá Rewá, às 18h, e Camaleões e Selvagens, às 21h.

No polo Mocinha, no sábado (15), às 18h, a animação fica por conta do bloco Num Ispaia Sinão Ienche. Na Praça Cristo Redentor (Teatro São José), também no mesmo dia e horário, animam o Pré-Carnaval o bloco A Turma do Mamão, Baile Preto com Luiza Nobel e Pimenta Malagueta.

Já no polo do Largo dos Tremembés, próximo ao Estoril, a programação ocorre aos sábados e domingos. Neste sábado (15), se apresentam a banda Bregaria e o Bloco das Travestidas. No domingo (16), se apresentam o bloco Girassol, Anderson Monteiro, Baqueta Clube de Ritmistas e Caravana Cultural convida Afoxé Acabaca.

A programação de Pré-Carnaval no polo do Mercado da Aerolândia, no bairro Alto da Balança, segue no sábado (15), às 18h, com Lidia Maria e o Bloco do Prazer, seguida da banda Sambamor. No domingo (16), às 16h, a banda do Pirulito, Sambadelas e Renato Black fazem a festa.

Como já virou tradição, no polo dos Queijos, no domingo (16), a partir das 10h30, apresentam-se a Banda DTF (De Todas as Formas), DJ Fish e Jean Dumont.

Para os pequenos de plantão que também não dispensam uma folia, na manhã de domingo (16), das 9h às 12h, a Tia Samila e sua Turma e a banda Pacote de Biscoito animam a criançada na Praça Figueira de Melo (Avenida Santos Dumont, esquina com a Rua 25 de Março). Já no polo Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, a festa é comandada pelos Comedores de Abacaxi S/A também no mesmo dia e horário.