Documentário com profetas da chuva será lançado em lives

chuvas
Publicações apresentam homens e mulheres do sertão cearense, os profetas da chuva, que dominam os mistérios do semiárido por observações e experiências dos fenômenos naturais

O livro e o documentário Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover serão lançados em três lives nos dias 20, 21 e 22 de julho (segunda a quarta).

Os encontros virtuais terão a participação de nomes da cultura cearense para conversar sobre o livro e o documentário que registram a vida de homens e mulheres do sertão cearense, conhecidos como profetas da chuva, que dominam o misticismo e os mistérios do semiárido para prever a chegada da água por meio de observações e experiências de fenômenos naturais.

As transmissões ocorrem sempre às 17 horas e serão feitas pelos canais do Youtube da Invento Produções Culturais e da Cagece.

Conteúdo

A live do lançamento do livro Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover ocorre na segunda-feira (20) e tem como convidados a escritora e jornalista Claudia Albuquerque (uma das autoras do livro), o escritor e Secretário de Cultura do Ceará Fabiano Piúba e o escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho (autor do prefácio do livro), tendo como mediador o produtor cultural Osiel Gomes.

Eles vão falar sobre diferentes assuntos tratados no livro, incluindo contextualizações e reflexões sobre os profetas da chuva, destacando a necessidade de registrar, valorizar e promover o ofício desses mestres da cultura popular cearense, no sentido de salvaguardar os modos de viver e habitar dos povos do sertão nordestino.

Acesso

A partir do dia 20, o livro eletrônico poderá ser acessado gratuitamente no site oficial do projeto, no link www.livroprofetas.com.br, e estará disponível também em audiolivro para a escuta do livro narrado com audiodescrição. Já a versão impressa será distribuída gratuitamente para bibliotecas públicas e comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará, para escolas e universidades de Quixadá. Será entregue também para os profetas da chuva de Quixadá.

Observadores da Natureza: profecias & ciência é a segunda live que será realizada na terça-feira (21) e tem como convidados o escritor e jornalista Benedito Teixeira (autor de três capítulos do livro), a pesquisadora e psicóloga Karla Martins e a meteorologista e pesquisadora da Funceme e Meiry Sakamoto.

A mediadora será a editora e jornalista Dalviane Pires, também gestora de comunicação em projetos da Cagece. Esta live será um momento do encontro da tradição popular e a ciência. Serão discutidas diferentes perspectivas sobre as profecias de previsão de chuva, passeando pela cultura, psicanálise, e pela ciência. A conversa contará convidados com visões e falas bem diferentes, mas todos com um denominador comum: o respeito aos saberes dos profetas da chuva enquanto uma manifestação da cultura popular tradicional cearense.

A terceira live, na quarta-feira (22), é do lançamento do documentário Profetas da Chuva no Imaginário do Audiovisual. A jornalista e professora Bete Jaguaribe é uma das convidadas. Terá a participação também do realizador audiovisual Vitor Grilo (diretor do documentário) e do cineasta Wolney Oliveira. O mediador é o produtor cultural Osiel Gomes.

O documentário, que poderá ser acessado no site oficial do projeto a partir do dia 22, é também uma forma de registrar, valorizar e promover os profetas da chuva cearenses, salvaguardando os modos de viver e habitar dos sertanejos nordestinos. É mais uma narrativa e um registro documental sobre os saberes desses mestres da cultura, perpassando por algumas questões sociais e culturais.

Comemoração

O projeto faz parte das comemorações dos 49 anos da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e tem produção executiva da Invento Produções Culturais, em parceria com a D’Grau Produções. É uma realização da Seara Cultura e Desenvolvimento, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Cagece e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades.

Serviço

Canais de transmissão das lives

Youtube: https://www.youtube.com/inventoproducoesculturais

Youtube: https://www.youtube.com/user/CageceOficial

Site Oficial: www.livroprofetas.com.br