'Compre do Ceará' gera união pela reação rápida da economia

ceara
A apresentação da 2ª fase da campanha Compre do Ceará reuniu o governador Camilo Santana e os presidentes da Fiec, Ricardo Cavalcante; Fecomércio-CE, Maurício Filizola; Faec, Flávio Saboya; do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, e o diretor Institucional da Fetrans, Dimas Barreira Fotomontagem: Regina Carvalho

Com um apelo marcado pela identidade cearense foi apresentada nesta quarta-feira (16),na Fiec-CE e online, via YouTube, a segunda fase da campanha Compre do Ceará. Manutenção e crescimento de empresas, empregos, faturamento e economia com recuperação mais rápida e sólida estão na mira. 

O lançamento ao público desta etapa está marcado para o dia 20 de julho, buscando engajar empresas e a população na aquisição dos produtos e serviços do Estado.

União 

A campanha é uma iniciativa de várias entidades líderes do setor produtivo e conta com o apoio do governo estadual. Os presidentes da Fiec, Ricardo Cavalcante; Fecomércio-CE, Maurício Filizola; Faec, Flávio Saboya; do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, e diretor Institucional da Fetrans, Dimas Barreira, mostraram ao governador do Estado, Camilo Santana, os propósitos e a execução da campanha.

Governo leva apoio

Além de parabenizar a iniciativa com o objetivo de valorizar o produto cearense, Camilo Santana disse

calças
Peças publicitárias vão invadir o varejo cearense,além de ônibus, outdoors, garantindo o pleno conhecimento e engajamento na campanha

esperar que "100% dos cearenses possam abraçar essa campanha e juntos possamos superar as dificuldades e fazer com que o retorno da economia cearense seja mais rápido". O governador lembrou que neste segundo semestre o governo anunciará um conjunto de investimentos para buscar alavancar o aquecimento da economia. "Somos um povo guerreiro, trabalhador, destemido e resiliente. Somos aí 100% Ceará", disse.

Fortalecimento

Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio Ceará, que é representante sindical de  mais de 150 mil empresas,  vinculadas a 34 sindicatos em todo o Estado, enalteceu a data (16/7) em que se comemora o Dia do Comerciante. Para ele, o setor produtivo unido sairá fortalecido no pós-pandemia. Destacou que é papel da federação dar suporte aos empresários e às empresas para que possam avançar. Solicitou o apoio do governador e um depoimento para a campanha, que está "recheada" de pessoas da terra. 

Agora, segundo Filizola, haverá a sensibilização da área empresarial e adesão. A iniciativa já conta como apoio espontâneo de humoristas, que fizeram peças de divulgação, e de outros segmentos representativos da sociedade, como formadores de opinião.

Movimento coeso

Ricardo Cavalcante, da Fiec, lembrou a preocupação de todos, unidos cuidarem das empresas do Estado. "Vamos enfrentar o novo começo de mãos dadas, fomentando o desejo de comprar dos cearenses", destacou. Para Dimas Barreira, diretor institucional da Fetrans, a retomada é difícil, mas o cearense gosta de desafio. "É a hora de fortalecer esse movimento, até porque o Ceará estará na dianteira", assinalou. 

O presidente da Faec, Flávio Saboya, da Faec, considera o Compre do Ceará é uma solução. Afirmou que o setor rural se empenhará de forma efetiva para que essa campanha seja legitimada e cresça. Apelou ao governador por incentivos ao setor agropecuário, diante de seu potencial. Joaquim Cartaxo, presidente do Sebrae-CE, mostrou a importância dos pequenos negócios na economia. "94% das empresas daqui são micros e pequenas. São 529 mil empresas cearenses, um terço do PIB é gerado por elas e mais de 50% do emprego com carteira assinada", apontou.

Apoio e estrutura

E para garantir o sucesso da iniciativa, a coordenadora coordenadora de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio-CE, RaquelBarros, apresentou a abordagem, peças publicitárias e site da campanha. O humor típico cearense busca despertar a identificação do público. A linguagem valoriza as expressões regionais. Atores e humoristas dão visibilidade à campanha. Xand Avião, Falcão, Fagner são alguns dos participantes. 

Site e acesso do lojista

O conteúdo publicitário e informativo gerado pela campanha está em um site especial. Na página compredoceara.com.br estão publicados os vídeos sobre a trajetória das empresas e as notícias que registram como os grandes, os médios, os micro e os pequenos empreendedores construíram seus negócios.

Os lojistas devem se cadastrar no site para participar. Empresas, sindicatos e demais organizações que apoiam a economia do Estado podem utilizar a logomarca em camisas, cartazes e peças de sinalização em seus estabelecimentos.