Mercadapp traz soluções de e-commerce e Guará investe

guara
O Supermercado Guará passou a oferecer a “Entrega rápida e a Express”,  através da ferramenta Mercadapp, garantindo praticidade e comodidade para seus clientes

O varejo de supermercados teve que acelerar a implantação e o aperfeiçoamento de ferramentas de venda online. Tal fator fez com que os números de vendas online subissem nestes primeiros meses de 2020 no comércio varejista de supermercados, apressando uma tendência que já vinha se configurando recentemente.

A Mercadapp desenvolvedora de soluções de e-commerce para supermercados afirma que as ferramentas impulsionam as vendas através de aplicativo.

Atualmente, supermercados de mais de 80 lojas físicas em 16 estados do Brasil realizam as vendas online e contam com mais uma plataforma para relacionamento e ativação de marca.

Segundo Thiago Sena, gerente de Vendas e Marketing da Mercadapp, empresas de vários portes já alcançaram um percentual em torno de 3% de representatividade das vendas online em seu faturamento e projetam chegar aos 7% até o fim deste ano.

Guará com novos serviços

Inaugurado em 2007, a rede de Supermercados Guará conta com cinco lojas, sendo quatro nos bairros Presidente Kennedy, Jacarecanga, Parangaba e Aldeota, na cidade de Fortaleza, e uma no município do Eusébio, também no Ceará. Para conquistar ainda mais visibilidade entre os clientes, firmou no ano passado a parceria com a Mercadapp, lançando seu aplicativo próprio de compra online, alcançando aproximadamente 50 bairros de Fortaleza. 

Esse investimento em novas tecnologias atende a necessidade dos clientes que atualmente buscam mais comodidade e praticidade na hora de comprar. É o que garante Flávio Figueiredo, diretor do Supermercado Guará que comemora um crescimento acumulado de 800% no e-commerce. Para ele, a era dos aplicativos veio para dar mais conforto para os consumidores e a rede pretende continuar investindo cada vez mais nesta inovação na busca de atender às novas necessidades do mercado. "Nos reinventamos e crescemos para proporcionar ainda mais comodidade e praticidade para os nossos clientes, e isso tem sido muito positivo. Nossa expectativa é continuar investindo no segmento e-commerce e atender esse novo perfil de clientes, que têm comprado cada vez mais de forma virtual", explica.

Retirada com QR Code

Agora, o Supermercado Guará vai trazer a Fortaleza um novo modelo de compra e retirada dos produtos. O novo sistema, chamado Pick Up Store, permitirá que os clientes façam suas compras pelo aplicativo e façam a retirada utilizando apenas um QR Code gerado após a compra.

 O sistema funcionará da seguinte maneira: o cliente acessa o aplicativo do Guará e assinala a opção “Retirada” e, logo em seguida, “Pick Up Store”. Após isso, poderá fazer suas compras normalmente e, ao fim, escolher uma data e horário para retirada dos produtos. O cliente receberá um QR Code único e exclusivo, que ele utilizará no momento da retirada. Para este sistema, o Guará vai dispor de uma sala com armários automatizados que contarão com um leitor de QR Code. Parte dos armários armazenará produtos frios, como queijos e carnes, e a outra, para produtos secos, como biscoitos e pães.

Ao chegar, o cliente coloca o QR Code no leitor e o compartimento com suas compras abre automaticamente. “Além de inovador, o Pick Up Store é um avanço que acompanha a tendência atual, em que as pessoas procuram rapidez e praticidade. O processo também oferece segurança, visto que as entregas serão agendadas e não terão muitas pessoas por vez”, explica Flávio Figueiredo, diretor geral do Supermercado Guará.

Inicialmente, o Pick Up Store funcionará apenas na unidade da Aldeota, ao lado da loja do Guará, na Avenida Santos Dumont. A ideia é que as pessoas estacionem, retirem seus produtos, e saiam com segurança. Com previsão para lançamento ainda no segundo semestre de 2020, a ação foi pensada com o objetivo de otimizar a rotina dos clientes.