Atividade econômica cearense cresce 0,54% em maio

pib
A agropecuária foi um dos setores que sofreu menor impacto dos  reflexos negativos da pandemia de Covid19, ajudada pela melhor estação de chuvas Foto: Freepik

A economia cearense cresceu 0,54% em maio de 2020 comparado ao mês anterior, considerando o indicador dessazonalizado (ajustado para o período). No País, o indicador apresentou expansão de 1,31% em igual período.

É o que aponta o IBC-CE, do Banco Central (BC), que antecipa o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, em relação ao trimestre anterior,o número não veio na casa positiva, a atividade econômica cearense afundou 12,09%.

Os impactos da pandemia de Covid19, que paralisaram vários setores no Estado, aparecem nos números. Setores como comércio e serviços têm sofrido muito e não conseguiram reagir no nível necessário até agora na primeira metade do ano. A agropecuária foi ajudada pelas chuvas neste ano e ajuda a amenizar ainda mais os reflexos nocivos na economia.

Em baixa

Considerado o indicador do IBC-CE observado, a economia do Ceará anota uma retração de 5,78% no ano e de 1,27%, em 12 meses. Também houve queda de 14,27 em relação a maio de 2019 e de 10,81% comparado ao trimestre anterior.