TrendsCE estimula debate sobre situação econômica

trends
Mara Luquet, Marcos André Borges, Ricardo Cavalcante,Maurício Filizola, Roberto Cláudio e Waldery Rodrigues Junior, durante a live de lançamento

A plataforma TrendsCE foi lançada nesta quarta-feira (8), em webinar com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante. Participaram ainda o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior; o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio; o presidente da Fecomércio-CE, Maurício Filizola; e o CEO da TrendsCE, Marcos André Borges.

Mediado pela jornalista Mara Luquet, o encontro foi marcado por debate sobre a situação econômica do País em meio à pandemia e como o Ceará está lidando com a questão.

Retidão fiscal

Mara Luquet destacou a importância da recente política econômica do Estado do Ceará, marcada por projetos de Estado, retidão fiscal e investimentos. O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante concordou que esse projeto de Estado tem conseguido trazer empresários e indústrias para o Estado e destacou as ações que geram mais garantia e segurança para os empresários.

"Os projetos de Estado - a exemplo da condução das águas do açúde Castanhão para Fortaleza, o Porto do Pecém, o hub aéreo, entre outras, são importantes para o setor produtivo como garantia de que as políticas serão mantidas pelos governos. Nos últimos 30 anos, temos crescido em função do trabalho de atração de novas indústrias. Isso faz com que o Ceará seja diferenciado para dar um salto à frente", afirmou.

Acesso ao crédito

Outro assunto levantado pelo presidente Ricardo Cavalcante foi a dificuldade das indústrias cearenses em conseguir crédito. De acordo com dados do Observatório da Indústria da Fiec, 60% das indústrias que tentaram operações não foram bem sucedidas. "Temos programas muito bons do Governo Federal, mas estamos com dificuldades de acessar.

O grande problema é que não temos tempo. O capital de giro das empresas foi embora", reforçou. Ricardo Cavalcante ressaltou ainda a necessidade de investir em Economia da Saúde, Economia do Mar, Agricultura Irrigada, Economia do Conhecimento e exportar para mercados diversificados.

Sobre a TrendsCE

Propõe-se a ser um hub, um farol de dados e conteúdo, que consolida números, cases, oportunidades e oportunidades do Ceará. O objetivo é  conectar negócios no novo momento que vive o mercado do Ceará. Produz conteúdo especializado em investimentos e tendências do Ceará, fruto de um planejamento estratégico participativo com o mercado.