CSP doa EPIs a profissionais de saúde de São Gonçalo do Amarante e Caucaia

cspp
Enfermeiras e agentes de saúde relatam a importância desses materiais de proteção e desinfecção para continuarem socorrendo vidas diariamente

A higienização das mãos e itens manuseados é fundamental para a proteção contra o novo coronavírus. Nos sete postos de saúde de São Gonçalo do Amarante e na  unidade em Caucaia, cerca de 100 profissionais da área da saúde, entre médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos e atendentes, contam com esses materiais de desinfecção, e também com o uso de máscaras e luvas, para continuarem socorrendo vidas todos os dias.

Atenta a essa demanda, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) realizou, na última terça-feira (05/05), a entrega de 2.000 kits com máscaras e itens de higiene para as equipes dessas unidades de saúde.

Gersilda Santos, agente de Saúde de Acende Candeia, destaca a diferença que fez a chegada da doação. “Quero agradecer à CSP, por ter nos dado a oportunidade de dar continuidade ao nosso trabalho, porque a nossa unidade estava quase zerada de material. Agora, a gente teve esse suporte, para darmos continuidade a esse trabalho tão difícil contra o coronavírus, que está abalando a nossa comunidade. Em nome de toda a equipe, nosso muito obrigado”, compartilhou a profissional.

Conteúdo dos kits

Cada kit doado pela CSP conta com máscaras, luvas, álcool, sabão antisséptico e água sanitária. As Unidades Básicas (UBS) beneficiadas foram as de Pecém (Praia), Pecém (Planalto), Paul, Parada, Acende Candeia, Bolso e Matões (Caucaia). A Lívia Matos, enfermeira da Parada e coordenadora da UBS da Parada, em São Gonçalo do Amarante, agradeceu a iniciativa.

“Grata pelo compromisso da CSP com a gente aqui do Sistema Único de Saúde, pela parceria com a gestão municipal e com os profissionais de saúde. Esses produtos essenciais são importantíssimos nesse momento, mas também agradeço pelas ligações e mensagens dos profissionais da CSP, pelo cuidado e apoio psicológico, por quererem saber do nosso bem-estar, se estamos precisando de algo, sempre dispostos a ajudar”, disse a gestora.

Francisca Daviane Morais Costa, enfermeira do posto Pecém Praia, conta que há um aumento da demanda nas unidades de saúde. “Tudo o que a gente recebeu agora é de fundamental importância pra que a gente possa trabalhar mais tranquilo, mais seguro, e desenvolver o nosso trabalho”. 

Informação

Foram disponibilizados também materiais informativos, para o reforço do trabalho de conscientização desenvolvido pelas equipes das unidades de saúde às cerca de 23 mil pessoas atendidas pela ação.   

Ações 

A doação desta semana integra um conjunto de ações já adotadas pela CSP desde março para o enfrentamento ao novo coronavírus. A CSP também doou R$ 1,5 milhão para o combate ao novo coronavírus no Estado, por meio da campanha “FIEC Salvando Vidas COVID-19”, da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Os recursos foram destinados à compra de aparelhos respiratórios e demais equipamentos e insumos hospitalares para auxiliar pacientes e profissionais da saúde do Ceará.