Abrasel integra comitê de reabertura do varejo e lança guia

pixa
O presidente da Abrasel no Ceará, Rodolphe Trindade, afirma que o protocolo foi compartilhado com o governo estadual e prefeituras para ajudar no planejamento do setor público à retomada Foto: Pixabay

A Abrasel no Ceará lançou um "Protocolo para Reabertura de Bares e Restaurantes", que consolida ações e medidas alinhadas com as melhores práticas e recomendações da OMS e autoridades em saúde nacionais e internacionais, a serem implementadas no Estado do Ceará, para que o setor de alimentação fora do lar possa reabrir de forma segura e gradual à população.

Além disso, a entidade também integra o comitê estadual criado pelo governo do Estado em conjunto com o setor produtivo para estudar como será o retorno progressivo às atividades.

Planejamento

O guia, divulgado amplamente para os associados, apresenta um modelo de planejamento para a volta da normalidade do setor, frente à pandemia do novo coronavírus, e traz informações relacionadas às próximas duas fases a serem implantadas: retomada parcial e abertura total das operações dos estabelecimentos. 

O presidente da Abrasel no Ceará, Rodolphe Trindade, afirma que o protocolo foi compartilhado com o Governo do Estado e Prefeituras dos municípios do Ceará, com o intuito de ajudar no planejamento do setor público para tal retomada. 

As medidas descritas no guia têm caráter de recomendação, que foram avaliadas e adotadas por outras cidades, estados e países, visando a saúde da população e a segurança no estabelecimento. 

Dentre as orientações, estão: 

- Criação de comitês multidisciplinares para uma ação sistêmica na elaboração de seus planos de reabertura, envolvendo todas as áreas do estabelecimento; 

- Comunicação junto ao time, de todas as práticas de higiene que estão sendo tomadas; 

- Atualização sobre as diretrizes governamentais;

- Estruturação de campanhas internas e externas de prevenção à Covid-19.