Café é apreciado por 79% no Brasil e o País lidera produção

cafe
Devido ao decreto estadual e ao isolamento social, o Nupê Café está atendendo somente por delivery, via iFood, de terça a sábado, de 15h às 19h Foto: Freepik

Vai um cafezinho? Puro ou pingado? Quente ou gelado? Espresso ou coado? Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, 79% dos brasileiros apreciam a bebida, e o país ainda lidera a produção de café no mundo. A bebida é tão especial que tem dia próprio:  esta terça-feira,14 de abril.

As empreendedoras Beatrice Marques e Laura Barbosa são apaixonadas pela bebida, e fundaram há oito meses, no bairro Meireles, o Nupê Café.

No local, é possível escolher vários sabores, como o café espresso, mais rápido na hora da extração, mais intenso e com menos concentração de cafeína; e os cafés filtrados, os quais o cliente seleciona entre a prensa ou o koar. “A prensa extrai a bebida mais densa, já com o koar, o café é leve e equilibrado”, afirma a barista Laura Barbosa.

Laura ainda explica como preparar um bom café em casa. “É possível fazer um excelente café em casa. Dê prioridade ao café moído na hora, pois o sabor e o aroma são mais intensos. Caso esta opção não seja viável, opte por adquirir um bom pó. Para selecioná-lo é necessário ficar atento aos seguintes pontos: marca, tipo e embalagem”, conclui.

Escolha uma marca que contenha o selo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). Esse selo atesta a pureza e qualidade do café, garantindo a origem do produto e assegurando que não tenha resíduos sólidos, como mato, insetos, entre outros.

Com relação ao tipo, selecione o que mais agrada você, entre tradicional, suave, forte, extra forte, orgânico, gourmet, etc. E o ideal é que o café seja embalado a vácuo. Esse tipo de embalagem mantém o aroma e o sabor. “Outro ponto que não pode ser esquecido é o armazenamento. Após aberto, é importante guardar o café em um recipiente bem fechado e longe da luz. Isso conserva as propriedades”, conclui Laura.

Para deixar seu café com um toque diferente, a barista sugere acrescentar na bebida leite de coco, leite de amêndoas, pedaços de chocolate, rapadura, canela ou cacau. O importante é usar a imaginação e agradar seu paladar. Devido ao decreto estadual e ao isolamento social, o Nupê Café está atendendo somente por delivery, via iFood, de terça a sábado, de 15h às 19h.

Receita

A barista e uma das proprietárias do Nupê Café, Laura Barbosa, sugere a seguinte receita para ser feita em casa.

Espresso tônica de laranja

Ingredientes 

1/2 laranja cortada em rodelas

Água tônica

50ml de café filtrado

Gelo

Modo de preparo: coloque o gelo dentro do copo, junto com as rodelas de laranja, a água tônica, um pouquinho do sumo da laranja e, por último, o café filtrado.