92% das indústrias são afetadas negativamente pela Covid-19

ind
Para 40% das empresas do ramo industrial o impacto negativo foi muito intenso. e apenas 3% das empresas estão sendo afetadas positivamente

Nove em cada dez empresas são afetadas negativamente pela pandemia do coronavírus. A constatação é de levantamento da Confederação  Nacional da Indústria (CNI). Precisamente, 92% das empresas consultadas estão sofrendo reflexos.

Para 40% o impacto negativo foi muito intenso. e apenas 3% das empresas estão sendo afetadas positivamente.

Cancelamentos

O cancelamento de pedidos impactou significativamente o faturamento. Aliada à queda na demanda, a dificuldade em conseguir insumos afetou a produção.

Esse cenário, conjugado à continuidade de despesas regulares (salários, tributos, energia, aluguel etc.) e à retração da liquidez no mercado financeiro, levanta a preocupação com a sobrevivência das empresas.

A CNI ressalta a necessidade de estabelecer urgentemente uma estratégia para promover uma retomada gradativa da atividade econômica, pois a indústria não suportará os impactos por muito tempo.

Demanda despenca

A demanda caiu intensamente para mais da metade das empresas por produtos industriais.Praticamente oito em cada dez (79%) das empresas consultadas percebem queda na demanda. Mais da metade das empresas (53%) apontam que a queda foi intensa. Outros 7% das empresas percebem alta da demanda por seus produtos.