Mais tempo em casa, mais gastos com água e luz

luzagua
A boa notícia é que para as famílias com tarifa social haverá isenção na conta de água em abril. Quanto a energia, também não haverá cobrança extra para todos os consumidores

Maioria das famílias por muito mais tempo em casa, com o isolamento social, e os gastos com água e energia elétrica tendem a subir, diante do maior consumo.

A boa notícia é que haverá alívio para as famílias inscritas nas tarifas social e básica no Ceará com a isenção na conta de água por dois meses.

Quanto à energia, também não haverá cobrança extra para todos os consumidores, com a bandeira tarifária continuando verde.

Sem taxa extra

Este será o terceiro mês consecutivo de bandeira verde, determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em março, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês. Não obstante abril ser um mês em que tipicamente se inicia a transição entre o período úmido e o seco, a previsão é de manutenção da condição hidrológica favorável nas principais bacias do SIN, indicando cenário de continuidade da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN.

Além disso, foram consideradas novas previsões de consumo de energia, em face das medidas de combate à propagação da pandemia do Covid-19 no País, com indicativo de redução da carga de energia em abril e maio.

Poupe água

Importante lembrar ainda que a água vem sendo mais usada com a necessidade das pessoas lavarem as mãos com a maior frequência possível, como forma de prevenção ao coronavírus.Mas não se deve deixar a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos. Trata-se de um líquido essencial à vida.