Vai ter moda, gastronomia e arte no Fuá da Sil

sil
Há quase 20 anos no mesmo endereço, na Praia de Iracema, em Fortaleza, o Ateliê da Sil é o lugar de trabalho da estilista Silvania de Deus, onde a criadora elabora e produz suas invenções Foto: Enrico Rocha

A primeira edição do Fuá em 2020 traz novidades: além das delícias gastronômicas de Rosele Tejada, do Ventana, das pinturas do João Victor na sala do andar superior e do concerto na calçada com Di Ferreira e Daniel Medina, a estilista Silvânia de Deus lança o movimento Iracemar, que traduz o estilo de quem vive na e a Praia de Iracema. Com apoio do Instituto Iracema, o Fuá da Sil acontece no próximo sábado (14/03), das 17 às 22 horas, no Ateliê da Sil (R. dos Tabajaras, 660).

“O ateliê existe há mais de 20 anos na Praia de Iracema. É, ao mesmo tempo, cria e criador desse lugar. O meu estilo de vida se confunde com a minha vivência aqui. O movimento que denominei Iracemar traduz essa forma de viver, de enxergar beleza na vida, no mundo, nas pessoas, nesse lugar. É também sobre o modo como construímos as relações e experimentamos coisas simples que tornam a vida cotidiana mais gostosa”, explica Sil.

A estilista complementa: “agora convido a cidade a se Iracemar. O convite é para incorporar as qualidades do bairro, experimentar mais esse estilo de vida que aqui se expressa, ocupar os espaços públicos com mais confiança, se misturar, tornar a vida cotidiana mais criativa e interessante, vestir-se com cor e leveza”.

Nova coleção

Esse estilo de vida se traduz nas criações que Silvânia vai lançar nesse Fuá. Cores como pink, amarelo, vermelho e azul Bic dão o tom vibrante da coleção, em contraponto ao preto, marinho, jade, coral, telha, vinho e mostarda. A viscose confere leveza aos looks, que também são executados em Lurex e tecidos tecnológicos com proteção UV.

No total, são 20 peças a serem lançadas, sendo que ela já apresenta 12 delas no Fuá. Durante o semestre, a estilista vai criar e apresentar mais oito peças, renovando ares no ateliê e trazendo novos tecidos, como malha feita de garrafa PET e algodão.

Na mais nova coleção é marcante a adoção da técnica de patchwork, dessa vez em colorblock. Quanto aos materiais, a grande novidade é o uso de películas térmicas, que surgem inclusive em forma de texto, como no vestido que leva a palavra “coragem” sobre o peito, ao lado do coração.

“Quem veste a roupa do Ateliê da Sil carrega no corpo a paisagem de Fortaleza, a luz intensa e o calor da Cidade Solar, o movimento dos mares e a brisa constante, a gaiatice, a coragem e a simplicidade presentes na mistura dessa gente que reúne tradições diversas! Quem veste a roupa do Ateliê da Sil também escolhe botar no corpo ideias como liberdade e autonomia!”, declara.

Roupa feita à mão!

Há quase 20 anos no mesmo endereço, na Praia de Iracema em Fortaleza, o Ateliê da Sil é o lugar de trabalho da estilista Silvania de Deus, onde a criadora elabora e produz suas invenções, junto à equipe. Lá, cada roupa que se apresenta, passou pelas mãos cuidadosas da própria Sil, que coordena todo o processo priorizando um trabalho saudável, satisfatório e sustentável. Resumindo, a criação no Ateliê da Sil é “um modo de nos sentirmos mais bonitos. Um modo de sentir no corpo, feito roupa”.

Serviço

Fuá da Sil

Quando: Sábado (14/03), das 17 às 22h

Onde: Rua dos Tabajaras, 660, Praia de Iracema 

Fone: (85) 3032.3574/98144.7221

Site: www.ateliedasil.com.br