Novo roteiro vai estimular turismo na região do Cariri

rota
A região do Cariri recebe, anualmente, 2,5 milhões de visitantes por ano, a maioria em busca do turismo religioso, e o projeto busca impulsionar esse fluxo 

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lança nesta terça-feira (3), às 10 horas, no Centro de Convenções do Cariri, um roteiro turístico que visa impulsionar o fluxo turismo na região.


“A Rota do Cariri é uma ação conjunta entre as secretarias de Turismo e da Cultura do Estado do Ceará em parceria com o Sebrae, com municípios e instituições da Região, sobretudo na perspectiva do desenvolvimento de um Turismo Cultural e Sustentável, compreendendo os patrimônios Natural e Cultural da Chapada do Araripe e do Cariri como atrativos para um turismo de experiência, nessa região exuberante e tão rica de manifestações culturais populares tradicionais, bem como de expressões artísticas contemporâneas e também de um patrimônio arqueológico e paleontológico. Vale salientar ainda que o lançamento da Rota Cariri coincide e se articula com o projeto da candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco”, destaca o secretário da Cultura Fabiano Piúba.

O projeto tem como objetivo impulsionar o fluxo turístico da região, melhorando os pontos turísticos e vendendo o produto para operadoras. A região do Cariri recebe, anualmente, 2,5 milhões de visitantes por ano, a maioria em busca do turismo religioso. “O Cariri tem um potencial muito grande, especialmente em razão da sua cultura. Queremos aproveitar tudo que essa região tem a oferecer e permitir que o turismo, especialmente o turismo cultural, mude a vida e a economia dessas cidades”, completa Fabiano Piúba.

A Rota Cariri inclui mais de 50 pontos turísticos em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré, tais como o Horto, em Juazeiro do Norte, atrações como o Geopark, a Igreja do Rosário (Barbalha), o Engenho Tupinambá (Barbalha), o Seminário São José (Crato), a Fundação Casa Grande (Nova Olinda) e a loja de Espedito Seleiro (Nova Olinda), entre outros.