Solar adota caminhão movido a GNV e reduz emissões de CO2

solar
Solar Coca-Cola é pioneira no uso de caminhão movido a gás natural e reduz emissões de gás carbônico no meio ambiente

A Solar Coca-Cola, em parceria com a Scania, iniciou os testes com o primeiro caminhão movido a Gás Natural Veicular (GVN) no Nordeste brasileiro. O veículo R 410 6x2 da Scania chegou em solo pernambucano para cumprir mais uma etapa da jornada das empresas pela sustentabilidade no transporte da região.

“A Solar quer seguir crescendo de forma sustentável em todos os sentidos. Energia renovável faz bem para o meio ambiente, para os negócios e para os consumidores e toda a população e a Scania está conosco nesse objetivo”, destaca Orlando Fiorenzano, diretor de Planejamento Integrado e Suprimentos.

Com previsão para durar de três a cinco meses, são cerca de 30 toneladas de açúcar transportadas e 200 km percorridos diariamente na região de Pernambuco, desde o início de dezembro de 2019, quando os testes com a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil começaram. Em praticamente todas as regiões do País, há testes sendo realizados. São empresas parceiras da Scania, que comungam do mesmo objetivo que a marca: transformar o mundo dos transportes. 

Com relação à redução de emissões de CO2, os números são promissores. Além de ser 15% mais econômico em relação aos motores a diesel, o novo modelo Scania pode reduzir até 15% as emissões de CO2 se abastecido com GNV (Gás Natural Veicular) e até 90% se utilizado com biometano. “Eles têm garantia de fábrica e tecnologia confiável. Têm desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos”, afirma Silvio Munhoz, Diretor Comercial da Scania no Brasil.

Investimentos

Com investimentos da ordem de mais de R$ 900 milhões nos últimos três anos, a Solar é a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e está entre os 20 maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no mundo. Além disso, a companhia é uma das dez maiores empresas do Nordeste e uma das maiores empresas de bens de consumo do país. Com mais de 11 mil colaboradores distribuídos em 11 fábricas próprias e 34 Centros de Distribuição, a Solar atua nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso, parte de Tocantins e de Goiás.