C. Rolim inicia plantio de mais 40 mil mudas na região do Cocó

crolim
"Estamos fazendo esse trabalho de maneira 100% sustentável, dando a nossa contribuição para o desenvolvimento de uma Fortaleza mais verde e saudável”, diz Pio Rodrigues Neto, presidente da C. Rolim Engenharia

A C. Rolim Engenharia iniciou a terceira etapa da ação de plantio de 40.000 árvores nativas do Parque do Cocó iniciada em 2017. A construtora já plantou mais de 24.000 mudas e até o fim do primeiro semestre de 2020 devem ser plantadas mais 8.000 mudas, dessa vez no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

A ação é uma parceria da C. Rolim Engenharia com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e integra o Programa Compromisso Verde, por meio do qual a construtora realiza ações que reforçam o compromisso ambiental assumido pela empresa.

“Cumprindo com o nosso compromisso, iniciamos a terceira fase do nosso bom propósito de plantar 40.000 árvores na Bacia do Parque do Cocó. Sempre sob orientação dos técnicos da Sema e assessorados por professores da Unilab, estamos fazendo esse trabalho de maneira 100% sustentável, dando a nossa contribuição para o desenvolvimento de uma Fortaleza mais verde e saudável”, reforça Pio Rodrigues Neto, presidente da C. Rolim Engenharia.

As espécies

Entre as mudas plantadas estão espécies de ypê roxo e amarelo, oiti, mulungu, juazeiro, cedro, angico preto, timbaúba, jucá, mororó, sabiá, pau-pombo, cumaru, mutamba e chichá nordestino. Uma parte das mudas foi doada pela Unilab, também parceira do projeto, e outra cultivada pela própria construtora, que mantém uma estufa para essas produções, onde também é produzido o adubo orgânico utilizado nas plantações.

O Condomínio Espiritual Uirapuru recebe então as mudas da terceira etapa da ação por fazer parte de uma das seis sub-bacias que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Cocó, que nasce na Serra da Aratanha e deságua no Oceano Atlântico, entre as praias do Caça e Pesca e Sabiaguaba, em Fortaleza. O rio tem comprimento total aproximado de 50km ao longo dos municípios de Pacatuba, Maracanaú, Itaitinga e Fortaleza. A Bacia Hidrográfica do Rio Cocó é considerada a mais importante da capital, representando 63,5% da distribuição total do município com uma área de 216 km².