Novos voos regionais decolam para Iguatu e Jericoacoara

two
Além de Iguatu, a Gol passa a operar, a partir desta terça-feira (18), voo de Fortaleza para Jericoacoara, passando a três diários para o destino de turismo mundial

Pouco a pouco os novos voos regionais nos destinos cearenses vão decolando. O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugura a reforma do aeroporto de Iguatu, às 8h30 desta terça-feira (18), e acompanha a chegada do primeiro voo regional de Fortaleza para Iguatu.

O voo será operado por aeronaves Grand Caravan, da empresa Two Flex, que tem capacidade para nove passageiros. A cidade do Centro-Sul do estado terá dois voos semanais (terças e quintas).

Jericoacoara

Além de Iguatu, a Gol passa a operar, a partir desta terça-feira (18), voo de Fortaleza para Jericoacoara. A praia cearense passa a contar com três voos diários saindo da Capital. O início das operações dos demais voos regionais ocorrerá ao longo desta semana. Os dois voos diários para Juazeiro do Norte começaram a operar no último dia 3.

Movimentação

Balanço de movimentação dos 10 terminais aéreos geridos pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) durante o mês de janeiro aponta 25.829 embarques ou desembarques. O aumento é de 58,4% na comparação com o mesmo período de 2019 (16.306). Já em janeiro de 2018, o balanço apontava 11.015 passageiros.

O número positivo segue sendo capitaneado pelo Aeroporto de Jericoacoara, com 24.868 passageiros. Atualmente, há voos diariamente, com frequências direto para Guarulhos (São Paulo), operados pelas companhias aéreas Azul e GOL, e para Confins (Belo Horizonte), pela Azul. Além disso, há também o fluxo de aviação geral (privada).

Outro equipamento regional com voos comerciais rotineiros é o Aeroporto de Canoa Quebrada, em Aracati, que contou com 507 pessoas, entre embarques e desembarques, no último janeiro. A Azul oferta voos às terças, quintas e sábados, vindos de Recife e rumo a Mossoró (RN).

E os números da aviação regular nos terminais aéreos do Ceará ainda devem subir ao longo de 2020, pois durante este mês de fevereiro começam a valer as frequências para outros aeroportos regionais, operados pela TwoFlex em parceria com a GOL. Assim, a tendência é que o destaque de Jericoacoara e Aracati permaneça, mas com alavancagem dos dados também de Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús e Iguatu.

“A ampliação da malha aérea é um trabalho que vem sendo muito bem desenvolvido pelo Governo do Estado. Para atender à nova demanda passaram por reformas os aeroportos de Iguatu e Crateús, onde foi concebido um projeto padrão para eles, elaborado pela SOP, que será replicado para os demais equipamentos para qualificar e receber ainda melhor os turistas e os usuários destes aeroportos”, afirmou o diretor de infraestrutura rodoviária e aeroportuária da SOP, Sérgio Azevedo.